Saiba como montar um calendário editorial para o seu blog!

24 novembro, 2016 | Nenhum comentário
Categoria: Inbound Marketing

A produção de conteúdo de uma Instituição de Ensino Superior (IES) é o caminho para contar com diversas oportunidades bastante atraentes no ambiente digital, como o crescimento na base de visitantes e o aumento da sua autoridade diante de potenciais alunos. Mas, em alguns casos, a criação e execução dessas pautas pode ficar confusa.

A redação e publicação de conteúdo na internet não deve ser feita de forma aleatória, sem pensamento crítico ou um planejamento adequado. Ao implementar uma estratégia certeira nesse âmbito, você consegue aproveitar muito mais oportunidades e cobrir mais terreno com os seus assuntos.

Ficou em dúvida sobre como começar a criar o seu calendário editorial? Basta seguir os 5 passos abaixo:

  1. Considere o perfil do seu público-alvo

Para quem você está escrevendo no seu site? É importante ter uma faixa etária e um gênero predominante, além de uma noção dos interesses dessas pessoas. Quais assuntos elas preferem ler online? Para ajudar, você pode usar as estatísticas já existentes das suas páginas a fim de ver os temas que são mais acessados e, com isso, ter um norte. Lembre-se de que a temática do seu calendário editorial também precisa ter identificação com o perfil da sua marca.

Saiba como montar um calendário editorial para o seu blog! - considere o perfil do seu publico-alvo

  1. Defina a frequência ideal

Ao analisar os hábitos e os interesses do seu público-alvo, você será capaz de conseguir definir a melhor frequência para seus posts, uma parte vital de qualquer calendário editorial. A sua audiência costuma checar a internet o dia todo? Então, vale a pena considerar publicações diárias ou, pelo menos, três vezes por semana. Lembre-se de levar em conta também os dias e horários: tem quem acesse mais conteúdo à noite, outros, aos sábados e domingos, por exemplo.

  1. Determine suas editorias

Assim como uma revista, o blog da sua IES deve contar com múltiplas seções que englobem assuntos distintos, dentro da temática que você escolheu. Essas divisões ajudam o seu público a encontrar conteúdo e também auxiliam o seu controle de pautas. Uma ótima forma de começar o seu calendário editorial é designar determinados dias da semana para cada assunto.

Saiba como montar um calendário editorial para o seu blog! - determine suas editorias

  1. Busque oportunidades

O seu calendário editorial tem que ser influenciado por pautas externas ao blog da sua IES. Fique de olho no noticiário, pois alguns acontecimentos do cotidiano podem render conteúdo para você. O mesmo vale para datas comemorativas ou trending topics nas redes sociais. Você deve sempre estar consumindo os assuntos da internet para produzir o seu, o que contribui imensamente para que ele seja relevante e conquiste mais público.

  1. Use ferramentas de publicação

Um calendário editorial bastante completo não precisa comprometer muito do seu dia a dia. Que tal contar com uma ferramenta que se encarrega de fazer todo o trabalho pesado?

Ao publicar no WordPress, por exemplo, basta usar o sistema de agendamento de posts. Também é possível programar chamadas para essas publicações nas redes sociais usando recursos que agregam vários perfis em uma só conta.

Um calendário editorial é parte essencial para o funcionamento de qualquer conteúdo na internet. Além de oferecer a organização e o planejamento adequados para o trabalho ser feito, ele também ajuda a captar os melhores assuntos a serem tratados. Com isso, você conseguirá atingir seu público nas datas e horários ideais.

Saiba como montar um calendário editorial para o seu blog! - use ferramentas de publicacao

Agora que você já percebeu como é importante ter uma estratégia robusta para aproveitar as vantagens do marketing digital para uma IES, que tal aprender ainda mais? Veja aqui no blog como divulgar uma instituição de ensino com todos esses benefícios.

 

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