contato@4media.com.br (31) 3786-6400

Marketing nas redes sociais: como gerar engajamento dos alunos

18 novembro, 2016 | Nenhum comentário

Um dos termos mais utilizados ao tratar de marketing nas redes sociais é o engajamento. Quando relacionado ao setor educativo, o engajamento passa a ser o norte de toda a estratégia da instituição. Mas, você sabe como fazer isso na sua instituição?

No artigo de hoje, você vai ver como é possível que escolas e faculdades desenvolvam uma relação sólida e dinâmica com seus alunos através das redes sociais. Acompanhe!

O que os alunos esperam

O engajamento é um conceito que mede a participação do público em relação a um produto. Tratando-se especificamente de marketing nas redes sociais, o engajamento pode ser definido como a quantidade de interações que o público tem com um perfil. Engajar os alunos de uma instituição de ensino é, portanto, fazer com que eles interajam com os conteúdos e participem das discussões propostas pelo perfil da organização nas redes sociais.

Para motivar os alunos a participar, porém, é necessário entender o que eles querem e o que esperam encontrar nas redes sociais. De forma geral, as 3 principais demandas dos alunos em relação aos perfis das escolas nessas mídias são obter informações em tempo hábil, solicitar serviços ou ter um espaço para reclamações e feedbacks. Nesse contexto, as reclamações/feedbacks são a única interação que resultam em um verdadeiro engajamento com o perfil da escola, pois demonstram um interesse dos estudantes em participar ativamente das decisões tomadas e geram discussões entre demais alunos.

Marketing nas redes sociais: como gerar engajamento dos alunos

Estratégias de marketing nas redes sociais

Você sabe quais são as principais estratégias para nortear o seu trabalho de marketing nas redes sociais? Confira abaixo 3 boas práticas para garantir o engajamento dos alunos:

Utilize redes sociais alternativas

Os jovens são maioria em quase todas as redes sociais: afinal, são eles que estão sempre em busca de novas redes, novos formatos e novos conteúdos. Para perceber esse fluxo de interesses, basta analisar o sucesso do Facebook, do Instagram e, atualmente, do Snapchat.

Por isso, se você quer se comunicar efetivamente com os seus alunos, procure utilizar todos os canais possíveis, desde as redes sociais mais conhecidas (como o Facebook ou o Twitter) até outras mais específicas (como o Snapchat, o Instagram ou o Foursquare).

Explore os pontos fortes de cada plataforma

Cada rede social tem uma particularidade que a diferencia das demais. Por esse motivo, você deve ter uma estratégia específica para cada mídia. O Snapchat, por exemplo, é uma ótima ferramenta para cativar o aluno. Seus vídeos pequenos, que são excluídos automaticamente após 10 segundos, agradam os jovens pela espontaneidade e diversão, além de humanizarem a instituição frente aos alunos.

Já o Facebook é uma rede social com maior propensão ao texto. Assim, uma boa ideia é criar grupos de estudo ou canais para recomendação de conteúdos extras, reunindo os alunos interessados em discutir dúvidas e aprender além das aulas. Se a sua escola conta com docentes antenados, experimente chamar um professor para fazer um vídeo explicando as dúvidas mais comuns ou mais comentadas, por exemplo. Os alunos certamente irão adorar a iniciativa!

Marketing nas redes sociais: como gerar engajamento dos alunos

 

Acerte na linguagem

O marketing nas redes sociais se resume em criar uma relação com os seguidores. É preciso ter em mente que a base de qualquer relação é uma só: linguagem. Por isso, ter a linguagem certa para se comunicar com os alunos é essencial para o sucesso da estratégia nas redes sociais.

Muitas instituições de ensino confundem “linguagem certa” com “linguagem do aluno”, focando-se apenas em criar páginas “engraçadinhas”. Porém, isso nem sempre é o ideal: a linguagem deve respeitar o aluno como aluno e a instituição como instituição, comunicando-se de forma clara, objetiva e honesta. É claro que, por se tratar de um canal on-line e de conteúdo leve, existe espaço para diversão nesse relacionamento, mas tenha em mente que isso não deve substituir a seriedade e o compromisso.

Construir engajamento com um trabalho de marketing nas redes sociais se resume a construir uma relação entre instituição e aluno. Quer receber mais dicas para garantir o sucesso das suas estratégias on-line? Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhum conteúdo!

Tudo que você precisa saber para captar mais alunos com o Marketing Educacional!

Especializada em soluções digitais, a 4media Digital oferece experiências únicas entre sua marca e seu público