Inbound marketing vs marketing de conteúdo: o que é melhor para a instituição?

20 outubro, 2016 | Nenhum comentário

Com o grande avanço das mídias online, nunca se viu tantos termos novos voltados para esse meio — principalmente no que se refere à área de marketing. Como era de se esperar, essa infinidade de termos acaba se confundindo num emaranhado de conceitos, muitas vezes errôneos.

Esse é o caso do Marketing de Conteúdo e do Inbound Marketing, assuntos amplamente discutidos e muitas vezes controversos entre os próprio profissionais do Marketing Digital. Você sabe qual é a diferença entre eles e qual aplicar na sua instituição?

O artigo de hoje tem o intuito de contextualizar, definir e esclarecer algumas dúvidas sobre Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing, mostrando como eles são importantes para solidificar sua marca junto ao seu público-alvo. Confira!

Marketing de Conteúdo vs. Inbound Marketing

Inbound marketing vs marketing de conteúdo: o que é melhor para a instituição?

Para que você possa definir qual o melhor caminho a tomar — e, principalmente, se esse caminho é o correto —, é necessário entender as diferenças entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

É importante entender também como tais ferramentas podem se transformar em uma única engrenagem para entregar os resultados eficientes que sua instituição precisa para crescer.

Primeiramente, começaremos com a definição de cada um deles para depois nos aprofundarmos melhor em como ambos podem trabalhar juntos em prol de sua instituição. Vamos lá:

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é um conceito criado e difundido pela HubSpot, grande especialista no assunto. Conforme a própria HubSpot, o novo consumidor não admite mais os métodos ultrapassados de marketing que visam apenas empurrar, a qualquer custo, um produto ou serviço para ele. Atualmente, esse mesmo consumidor está cada cada vez mais informado, conectado e envolvido no ambiente online.

Ainda citando a HoubSpot, o objetivo principal do Novo Marketing é atrair, converter, fechar negócio e fidelizar clientes no ambiente online. Este processo se insere num ciclo interminável através de um funil de vendas com estágios bem otimizados, utilizando do próprio Marketing de Conteúdo.

Resumindo, podemos definir o Inbound Marketing como uma ferramenta extremamente eficiente: ela é utilizada pelo Marketing Digital para atrair o interesse das pessoas por meio de conteúdos relevantes, eliminando as estratégias invasivas do Outbound Marketing.

O que é Marketing de Conteúdo?

Já o Marketing de Conteúdo é um conceito definido pelo Content Marketing Institute. Segundo o instituto, o Marketing de Conteúdo tem como objetivo a criação e distribuição de conteúdos relevantes, com o intuito de atrair, seduzir e cativar um público pré definido.

O Marketing de Conteúdo é o que direciona o consumidor durante sua jornada de compra, educando-o sobre seus serviços ou produtos e influenciando-o na sua tomada de decisão. Em outras palavras, é a ferramenta responsável por colocar o cliente em contato com sua marca, mostrando a ele que sua instituição tem a solução para as suas necessidades.

Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo trabalhando juntos

Inbound marketing vs marketing de conteúdo: o que é melhor para a instituição?

Como vimos, embora o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo sejam conceitos distintos, ambos são faces de uma mesma moeda. O Inbound Marketing não funciona por si só: ele é uma engrenagem que precisa de combustível para funcionar, e esse combustível se chama conteúdo!

Os conteúdos otimizados pelo Inbound Marketing são os responsáveis por trazer mais conversões para o seu site e, consequentemente, melhores resultados financeiros para o seu negócio.

Em outras palavras, podemos dizer que o Inbound Marketing é o encarregado pela otimização do seu conteúdo, enquanto seu conteúdo é o que envolve e converte leads em clientes reais. Pensando dessa forma, fica fácil compreender como essas duas ferramentas podem trabalhar juntas, não é mesmo?

Para concluir nossa discussão, podemos dizer que, embora ambos os conceitos apresentem características distintas, elas se complementam em um todo coeso, formando uma parceria capaz de trazer resultados cada vez melhores para a sua instituição.

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