contato@4media.com.br (31) 3786-6400

Facebook para IES: como engajar os alunos em uma comunidade digital

5 janeiro, 2017 | Nenhum comentário
Categoria: Mídias Sociais

As redes sociais ganharam força e relevância nos últimos anos, especialmente entre os jovens.

Muitas vezes, as instituições de ensino enxergam essas ferramentas como algo negativo, que desviam o aluno dos estudos. No entanto, se forem utilizadas da maneira certa, as redes sociais podem ser uma boa oportunidade para criar uma comunidade digital.

Quer saber como fazer isso na sua IES? Acompanhe o post de hoje:

Os benefícios de uma comunidade digital

A comunidade digital é um ambiente onde você pode interagir melhor com os alunos e ajudá-los a se conhecer. A IES pode usá-la para informes importantes, notícias relevantes, esclarecimento de dúvidas, entre outros.

Além disso, o fato da sua instituição estar presente nas mídias sociais significa estar mais perto do seu público-alvo, ou seja, dos jovens. Lá, além de manter contato com os seus alunos, também é possível mostrar o que você pode oferecer aos que se interessam em fazer parte do corpo discente.

Facebook para IES: como engajar os alunos em uma comunidade digital - as redes sociais ganharam forcas

Como engajar os alunos

Para que haja uma real interação dentro do grupo e você possa colher bons frutos dela, vale seguir algumas dicas. Confira:

1. Monte um perfil

Lembre-se: apenas perfis podem criar grupos no Facebook, ou seja, ter a página da instituição não será o bastante. O ideal é que aquele que ficará encarregado de administrar o grupo crie a página com o seu perfil. Se precisar passar essa função para outra pessoa, basta indicar alguém do grupo.

2. Tenha um conteúdo criativo

Os jovens estão sempre atrás de novidades e postar conteúdos criativos e atuais é muito importante para atrair a atenção deles. Pense em quem você quer atingir e quais os assuntos mais relevantes para esse público. Não se esqueça também de planejar a forma como você expressará esses conteúdos.

3. Planeje uma estratégia

Muita gente pensa que, por se tratar de redes sociais, não é preciso encarar a coisa toda como parte do empreendimento. Esse é um grande erro: aqui também é necessário saber exatamente o que você vai fazer, o que será postado, em que horário e com qual frequência.

Todas essas informações devem ser levadas em consideração na hora de criar uma comunidade digital de sucesso e, para isso, planejamento é essencial.

Facebook para IES: como engajar os alunos em uma comunidade digital

4. Seja sempre ativo

Montar um grupo no Facebook e só dar as caras por lá de vez em quando, ou quando for citado em um post, não trará resultados relevantes para a sua IES. É você quem precisa fazer com que a interação aconteça, colocando novidades por lá.

Responder a todos os comentários e ter jogo de cintura quando um deles não é tão agradável assim. Para isso, é preciso estar sempre conectado.

5. Crie regras

É importante que a sua comunidade digital tenha regras, especialmente, porque ainda não existe no Brasil uma legislação específica caso algum problema aconteça.

Nesse caso, o melhor é sempre prevenir. Quem administra o grupo precisa ficar atento a spams e “fakes” (perfis falsos) que costumam postar mensagens impróprias e sem nenhuma relevância.

6. Aproveite as oportunidades

Quando a sua comunidade já tiver um bom número de usuários, que tal aproveitar isso para realizar uma pesquisa de satisfação dos alunos com a IES?

Você pode, por exemplo, criar um formulário de pesquisa pelo Google e colocar o link na sua comunidade. Assim, todos poderão respondê-lo e você contará com feedbacks sinceros, tão importantes para uma IES.

E aí, você administra a sua comunidade digital da maneira correta? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário e conte pra gente como é a sua experiência nessa área!

Tudo que você precisa saber para captar mais alunos com o Marketing Educacional!

Especializada em soluções digitais, a 4media Digital oferece experiências únicas entre sua marca e seu público