Entenda o que é e como utilizar a macro captação de alunos

11 outubro, 2016 | Nenhum comentário
Categoria: Educação

O segmento de educação está entre aqueles que buscam novas e eficazes alternativas para alcançar um público qualificado com um investimento menor. Os altos custos para transformar interessados em alunos podem dificultar e inviabilizar o sucesso da escola e, portanto, novas abordagens são desenvolvidas visando aumentar a eficiência desse processo.

Um dos recursos que oferece um excelente custo-benefício nesse sentido é a macro captação de alunos. Saiba mais sobre ela:

O que é macro captação de alunos?

o que é macro captção de alunos Entenda o que é e como utilizar a macro captação de alunos

A macro captação de alunos é tradicionalmente, executada de maneira offline, como a realização de eventos e materiais impressos, mas as recentes novidades da área permitiram também o planejamento de estratégias voltadas para o ambiente online.

Independentemente do meio, a macro captação consiste em um único esforço capaz de atingir um grande público, diferentemente da micro captação que se baseia em abordagens individuais. Mesmo sendo planejada para atingir um grande número de pessoas que possa se interessar pelo curso oferecido, a macro captação utiliza ações impactantes e argumentativas para convencimento do público sobre os benefícios do investimento em ensino.

  • Macro captação offline: visa abordagens pessoalmente, como a realização de feiras, eventos, palestras, telemarketing, cartazes, testes vocacionais etc. Com esses recursos, o captador vai apresentar o perfil da escola, vantagens e outros.
  • Macro captação online: a ideia é que os mecanismos digitais, como o site da escola, estratégias de conteúdo, links patrocinados, mídias sociais, SEO e outros possam ser utilizados para atingir um grande número de pessoas nos meios digitais e possibilitar a captação online de estudantes.
    Como utilizar a macro captação de alunos?

É importante que a escola saiba como atuar nas duas frentes, pois, unindo as estratégias o alcance pode ser expandido.

Planejamento

planejamento Entenda o que é e como utilizar a macro captação de alunos

Apesar das diferenças entre ambas as formas de captação de alunos, as duas passam por um processo de planejamento sem o qual não será possível mensurar o ROI (Return On Investment). É comum a contratação de uma agência de marketing para análise do caso e elaboração de um plano de ação, sendo possível encontrar agências que trabalham com offline e online.

O planejamento inclui identificar qual o orçamento disponível para cada estratégia e quais os objetivos (número de novos alunos a partir da ação, por exemplo). Também é nesse momento que são decididas quais ações serão realizadas, como uma palestra no offline e a criação de um vídeo online mostrando as vantagens da escola.

Divulgação

Em qualquer dos canais nos quais se opte por atuar, a divulgação é o que vai permitir atingir um grande número de pessoas. As divulgações ocorrem de formas distintas:

  • Palestra: a divulgação de uma palestra pode incluir a elaboração e impressão de panfletos a serem distribuídos em um local que concentre potenciais clientes, como a saída de uma escola, uma feira temática etc.
  • Vídeo: para que o material digital tenha alcance, também é necessário planejar a divulgação, por meio das mídias sociais e um canal no YouTube, por exemplo.
    Informação

Tanto na macro captação offline quanto na online, é fundamental pensar em quais informações serão ofertadas para que o potencial aluno se interesse pelo curso e realize a matrícula. Entre as informações indispensáveis em ambas as estratégias, destacam-se:

  • Investimento necessário;
  • Benefícios do curso;
  • Vantagens profissionais para o futuro;
  • Diferenciais da escola (infraestrutura, professores, localização etc.);
  • Depoimentos positivos de antigos alunos etc.
    Lembre-se: algumas informações são fundamentais para que o aluno queira investir em educação, como o método de ensino e os benefícios profissionais. Outras devem valorizar os porquês de o aluno escolher a sua instituição de ensino.

A macro captação permite que muitos potenciais alunos sejam impactados por uma ação relativamente simples, aumentando as chances de efetivação de matrículas. Mas é importante que a escola planeje as ações e atente-se às particularidades dos meios offline e online.

Quer saber mais sobre macro captação de alunos e como adotar essas estratégias na sua instituição de ensino? Deixe um comentário, ficaremos felizes em atendê-lo!

Tudo que você precisa saber para captar mais alunos com o Marketing Educacional!

Especializada em soluções digitais, a 4media Digital oferece experiências únicas entre sua marca e seu público
// //