Entenda a importância das empresas estarem nas mídias sociais

27 janeiro, 2016 | Nenhum comentário

Certamente você deve ter algum perfil no Facebook, Instagram, Twitter, Google + ou Linkedin, não é mesmo? Provavelmente já conferiu ao menos uma notícia sobre ações de empresas em mídias sociais. Se bilhões de pessoas estão conectadas a essas plataformas, as marcas também não estão presentes lá à toa.

Onde há uma grande concentração de indivíduos e marcas, vai haver demanda. Os usuários não deixam de ser consumidores. Assim, as redes sociais são ambientes férteis para que novas oportunidades de negócio sejam criadas.

Se, por incrível que pareça, existir alguma empresa que não tenha um perfil nas principais redes sociais ou que dê pouca importância a essas plataformas, vamos mostrar o que ela estará perdendo. São 6 razões convincentes que farão qualquer gestor enxergar a rentabilidade das mídias sociais para o seu negócio. Acompanhe!

mídias sociais - Onde há uma grande concentração de indivíduos e marcas, vai haver demanda. Os usuários não deixam de ser consumidores.

Impulsionar as chances de conversão

Para que contar apenas com um site se você pode ter perfis em mídias sociais diferentes e ter um leque maior de novas oportunidades? Um tweet, uma foto, um conteúdo compartilhado, um anúncio patrocinado no feed dos usuários. Todas essas ações representam novas chances de leads e clientes serem gerados, seja com um link ou o botão para que a conversão aconteça ou seja iniciada.

Em 2015, o Pinterest e o Instagram aderiram aos botões de compra em anúncios patrocinados. Aliás, o Facebook também já disponibilizava esse recurso para anunciantes. Assim, os usuários podem adquirir os produtos diretamente pela rede social ou serem redirecionados para as páginas de conversão.

Interagir mais com o público

Se tornar mais próximo dos usuários é outra vantagem para as empresas nas redes sociais. É a maneira mais eficiente para ter contato direto com as pessoas. Os usuários podem curtir, comentar, compartilhar, enviar mensagens privadas.

As marcas conversam, atendem e trocam informações com o público. A vantagem é poder colher feedbacks relevantes a partir de opiniões, dúvidas, críticas e sugestões, expressos pelos mecanismos de interação disponibilizados em cada mídia social.

Controlar e otimizar estratégias

As redes sociais trazem consigo a capacidade de fazer mensurações completas e precisas. Existem ferramentas, muitas delas fornecidas pelas próprias plataformas, como o Facebook Insights, capazes de medir o sucesso das marcas e o nível de interação delas com os usuários.

Diferentemente de ações realizadas off-line, nas mídias sociais você tem o controle do quanto será gasto em anúncios, quem será impactado e ainda sabe quantas conversões são originadas por lá. O ROI, além de melhor (postar não custa nada e anunciar é barato), é mais fácil de comprovar.

Gerar credibilidade e se tornar referência em seu setor pelas redes sociais depende da veiculação de conteúdos relevantes, interessantes e que entretenham o público.

Aumentar a reputação da empresa

Gerar credibilidade e se tornar referência em seu setor pelas redes sociais depende da veiculação de conteúdos relevantes, interessantes e que entretenham o público. As marcas que fazem sucesso nas mídias sociais não estão lá falando apenas de si mesmas e de seus “incríveis” produtos.

A ideia é postar conteúdos que contém histórias e/ou agreguem algum valor importante, como conhecimento, aos usuários. Por exemplo, uma concessionária pode publicar conteúdos com dicas para uma condução mais segura, economia e manutenção de veículos ao invés de falar somente sobre ofertas de seus veículos.

Humanizar a marca

No processo de aproximação com o público, um passo importante é descontrair uma imagem muito formal e institucional das empresas. O toque mais pessoal nas postagens, mais informalidade e até a exposição de bastidores das empresas tornam a percepção dos usuários mais positiva em relação às marcas.

Otimizar seu atendimento

As mídias sociais podem ser mais convenientes para muitos clientes que precisam resolver algum problema com a empresa. Aliás, não é difícil encontrar em perfis de alguns e-commerces no Facebook usuários que fazem reclamações nos comentários de posts.

Logo, a ideia é criar SACs que operem nas redes sociais para agilizar o processo de suporte.

As redes sociais possuem duas características necessárias para o sucesso de qualquer empresa: visibilidade da marca e relacionamento direto com o público. Você pode medir o engajamento dos seguidores, antecipar tendências, criar novas ações, dar alcance e uma segmentação mais precisa a elas.

Percebeu como as empresas podem se aproveitar do potencial das mídias sociais? Além da sua opinião nos comentários, que tal assinar a nossa newsletter e receber nossos conteúdos diretamente em seu e-mail?

 

 

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