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Como medir o engajamento no Facebook da empresa?

5 janeiro, 2016 | Nenhum comentário
Categoria: Mídias Sociais

Ter uma loja cheia e com poucas vendas não adianta muito para uma empresa, assim como manter muitas visualizações no site, mas gerar pequenos números de conversão. Nas mídias sociais não é muito diferente, uma vez que possuir muitos seguidores não gera retorno se não houver interação e envolvimento com os usuários. Ex.: ter milhares ou milhões de curtidas em uma fan page de uma marca não é suficiente para medir o engajamento no Facebook.

O ato de curtir ou seguir uma página pouco tem interferência em relação ao engajamento. O chamado alcance orgânico de fan pages, aquele que se refere a quantas pessoas você pode atingir gratuitamente, é relativamente pequeno e que somente parte dos seguidores poderão se envolver de alguma forma com as publicações. Nem o ato de pagar o Facebook para promover uma publicação garante que o público irá interagir.

Neste artigo você saberá diferenciar os níveis de cada tipo de interação no Facebook, entre curtir, comentar e compartilhar, e ainda como saber o quanto seus seguidores estão engajados e o que fazer para aumentar a participação efetiva dos usuários com seus conteúdos. Confira!

este artigo você saberá diferenciar os níveis de cada tipo de interação no Facebook, entre curtir, comentar e compartilhar

Quais os diferentes tipos de interação no Facebook?

Curtidas

Elas representam o nível mais básico de interação e por si só não caracterizam um nível de engajamento preciso. Há ali um sinal de aprovação, mas nada mais que isso. É melhor do que o usuário visualizar e não esboçar nenhuma interação, porém ele pode não se sentir estimulado o suficiente para comentar ou compartilhar.

Comentários

Diferentemente das curtidas, os comentários estão em um nível de engajamento maior. Aqui as pessoas estão dispostas a pensar mais e expressar suas opiniões. Isso pode ser gerado por um maior envolvimento com a página ou pelo tema da postagem ser instigante aos seguidores.

A medição também é mais precisa, pois o teor dos comentários pode ser qualificado. Dúvidas, sugestões, críticas, interesses, elogios e reclamações são só alguns exemplos dos tipos de participações que podem ser recebidas.

Compartilhamentos

O papel dos compartilhamentos na avaliação do engajamento no Facebook é tão importante quanto o dos comentários. O fã que se sente envolvido com aquela publicação pensa que seus próprios amigos e seguidores aprovarão aquele conteúdo. Além do mais, é uma maneira dele se posicionar em relação a algum assunto ou recomendar e propagar as informações contidas na publicação.

Definir o nível de engajamento dos fãs com a fan page da empresa deve ir mais além que uma análise quantitativa.

Como medir o engajamento?

Definir o nível de engajamento dos fãs com a fan page da empresa deve ir mais além que uma análise quantitativa. É preciso ter em mente que engajar é mais do que contar curtidas, comentários, compartilhamentos e menções. Deve-se levar em conta outros fatores como envolvimento, influência, proximidade, o contexto e o conteúdo das ações e reações do público.

Ter 100 comentários em um post é legal, mas não adiantará muito se 25 deles forem spams ou usuários marcando outros perfis que não participam. Nem todas as respostas dos seguidores indicarão alguma direção em seus sentimentos, atitudes e opiniões.

Existem diferentes fórmulas para calcular a taxa de engajamento. No geral elas propõem uma divisão entre o total de interações dos seguidores (curtidas, comentários e compartilhamentos) pelo número de fãs.

Mas em todo caso é importante definir parâmetros que sirvam para estabelecer métricas de engajamento. O ideal é entender cada tipo de interação isoladamente, pois o ato de compartilhar, por exemplo, pode possuir representatividades diferentes para cada pessoa.

Se o conteúdo não for relevante e agregar valor ao público, dificilmente ele se interessará pelo post.

Como aumentar as interações com seus fãs?

Não existem fórmulas mágicas, mas algumas práticas têm mais chances de funcionar melhor que outras. Veja a seguir:

Publique conteúdos de qualidade
É a premissa básica. Se o conteúdo não for relevante e agregar valor ao público, dificilmente ele se interessará pelo post.

Utilize a segmentação
Você pode criar e promover publicações para gerar engajamento de um grupo de seguidores. Ex.: Uma página de esportes que promove um conteúdo apenas para torcedores do Flamengo.

Participe nos comentários e solucione dúvidas
Quando um usuário percebe que sua página é ativa e interage com outros seguidores, ele se sentirá mais à vontade para opinar ou questionar algo.

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