Agência de marketing ou equipe interna: qual a melhor opção?

12 janeiro, 2017 | Nenhum comentário

O que é melhor para a sua empresa: montar uma equipe interna de marketing do zero ou contratar uma agência de marketing para trocar toda a sua estratégia de presença online e de vendas?

No post de hoje, você irá conferir algumas das vantagens e desvantagens das duas opções. Acompanhe:

Agência de marketing ou equipe interna?

Com certeza, ter uma equipe responsável pelo marketing dentro de sua empresa é algo vantajoso para os negócios — o ponto aqui, porém, é que nem todas estão preparadas para assumir esse tipo de tarefa. É justamente por isso que milhares de agências de marketing estão surgindo pelo país.

Veja, a seguir, alguns detalhes de ambos os lados:

Agência de marketing ou equipe interna: qual a melhor opção? - Agência demarketing ou equipe interna

Custos

Contratar uma agência de marketing, geralmente, envolve menos custos para a sua empresa. Um bom trabalho de divulgação online depende de profissionais, como designers, social media, redatores e analistas de dados, e o custo para contratar esses funcionários, certamente, seria maior do que o valor cobrado pelas agências para realizar o serviço.

Dependendo do tamanho da empresa, você precisará de mais de um redator ou designer, por exemplo. Então, é comum que uma equipe de marketing pequena e funcional tenha, pelo menos, 6 integrantes. Portanto, analise: qual é a necessidade da sua empresa? Ela está pronta, no presente momento, para fazer essas contratações?

Além disso, custos com equipamentos acabam ultrapassando, facilmente, os 12 mil reais, pois cada funcionário precisará de, pelo menos, um computador. No caso dos designers, essa ferramenta precisa ser ainda mais potente e com tecnologia de ponta — ou seja, mais custos.

Ferramentas de monitoramento de mídias sociais e métricas de e-commerce ou de um site que gera vendas indiretas também pesam no bolso na hora de contratar uma equipe interna. Afinal, para usufruir delas é preciso arcar com mensalidades que sempre estarão lá para você pagar.

Contar com uma boa agência de marketing, portanto, irá poupar você de todos esses custos e da parte burocrática da CLT.

Mas isso significa que não há nenhuma vantagem em contratar uma equipe? Não é bem assim.

Acompanhamento da estratégia

Ter uma equipe interna é vantajoso porque uma empresa não precisa apenas de marketing digital ou tradicional. Alguns profissionais da área possuem conhecimento de endomarketing, que ajuda a manter um bom clima na organização e estimula os colaboradores.

Sua equipe também poderá entrar mais facilmente em sintonia com outros setores, agindo imediatamente para resolver possíveis problemas que foram originados ou que podem ser amenizados por um especialista em marketing. Contar com uma equipe interna, portanto, é sinônimo de eficiência.

Acompanhamento-da-estratégia

Pontos que devem ser considerados na hora da escolha

  • Você precisa de resultados rápidos?
  • Não tem como investir uma grande quantia na compra de equipamentos no momento?
  • Quer evitar burocracias, pelo menos por enquanto, com CLT e assinaturas dos mais variados tipos de ferramentas online?

Se você respondeu sim para a maioria dessas perguntas, provavelmente a melhor opção para o seu negócio é contratar uma agência de marketing. Na hora de analisar as opções disponíveis no mercado, lembre-se de avaliar o portifólio e os cases de sucesso de cada empresa, sempre considerando as necessidades específicas do seu negócio e pensando em como uma agência poderá supri-las.

Tem alguma dúvida sobre como proceder? Não sabe de que forma escolher uma agência de marketing? Deixe o seu comentário abaixo e conte conosco para auxiliar você nessa missão!

Tudo que você precisa saber para captar mais alunos com o Marketing Educacional!

Especializada em soluções digitais, a 4media Digital oferece experiências únicas entre sua marca e seu público
// //