contato@4media.com.br (31) 3786-6400

5 dicas para usar vídeo marketing na estratégia de conteúdo da sua IES

9 setembro, 2016 | Nenhum comentário

O vídeo marketing é uma poderosa estratégia de marketing digital que está crescendo e se reformulando a cada dia. A internet está cheia de conteúdos e publicações atrativas e dinâmicas, que estão ocupando um espaço que poderia ser seu. E como o seu conteúdo poderia se destacar e atrair novos alunos? Pelo vídeo marketing!

De acordo com o YouTube, a maior plataforma de vídeos do momento, o tempo de exibição no canal tem crescido, no mínimo, 50% a cada ano durante os três últimos anos. E o número de usuários também cresceu 40% ao ano (dados conferidos desde o início de 2014).

Assim, não há dúvidas de que as pessoas gostam de vídeos. Mas como utilizá-los na estratégia de marketing digital da sua instituição de ensino? Confira nossas dicas!

1. Entregue o conteúdo que seu público quer assistir

5 dicas para usar vídeo marketing na estratégia de conteúdo da sua IES entregue o conteudo que seu publico quer assistir

É comum que alguns profissionais, quando começam a elaborar o conteúdo que será apresentado no vídeo marketing, foquem apenas em informações que eles achem relevantes e significativas e se esqueçam de pensar no que o público quer assistir.

O resultado é que você terá um vídeo com um número muito baixo de exibições. Afinal, não era nada daquilo que o seu cliente em potencial queria.

Ouça, faça pesquisas, pergunte e, quando for produzir, tenha clareza e objetividade nas informações.

2. Escolha a plataforma certa

Há várias formas e lugares para divulgar seus vídeos, mas quem decide qual é a melhor é justamente o seu público. Onde ele está? É interessante que a plataforma escolhida já seja de uso comum dos seus alunos. Veja as opções:

Transmissões ao vivo pelo Facebook live, Periscope e Snapchat;
Webinars pelo Google Hangouts;
Vídeos curtos no Instagram ou Facebook;
Parte de um blog pelo Wistia;
Canal no YouTube.
Tudo depende do planejamento que você fez e dos seus objetivos, mas saiba que você poderá utilizar mais de uma plataforma.

Há conteúdos que são mais interessantes de serem abordados com profundidade e publicados em um canal no YouTube e, depois, compartilhados em redes sociais. Já alguns outros, mais curtinhos e com chamadas rápidas, podem ser feitos no Instagram e no Facebook. Planeje-se!

3. Trabalhe o vídeo marketing em conjunto com seus alunos

5 dicas para usar vídeo marketing na estratégia de conteúdo da sua IES trabalhe o video marketing em conjunto com seus alunos

As pessoas tendem a se interessar por algo do qual elas participam. Chame seus alunos para fazerem parte desse projeto! Proporcione equipamento e um espaço para que eles também criem conteúdos e o exibam nas suas redes para outros potenciais alunos.

Deixe que eles mostrem o que estão aprendendo, os projetos que estão desenvolvendo e os resultados conquistados com a sua instituição. Você também pode ajudá-los a fazer entrevistas com professores e ex-alunos que estão inseridos no mercado com sucesso — o que será uma motivação para eles também.

4. Explore os melhores resultados

Toda estratégia de marketing deve ser mensurada e os resultados devem ser acompanhados de perto. Veja dados do tipo: número de views, tempo assistido, curtidas, comentários e compartilhamentos.

Analise aqueles conteúdos que tiveram melhores resultados e interação com o público e procure explorá-los mais. Já os conteúdos que não tiveram um resultado tão bom assim, procure entender o que aconteceu de errado. Você pode reformulá-los ou apenas excluí-los de suas estratégias.

5. Fique atento às tendências da internet

Para que seus vídeos tenham mais sucesso entre seus alunos e na atração de novos, é preciso que eles estejam em sincronia com as maiores tendências da internet. O que está “bombando” no Facebook? E no YouTube?

Você pode utilizar esses temas em conjunto com o conteúdo que pretende apresentar, bem como alguns outros assuntos polêmicos para debater em sala de aula. Que tal uma mesa redonda com professores e alunos?

Veja algumas ferramentas que apontam as tendências:

YouTube Trends Blog;
YouTube Trends Dashboard;
Google Trends Hotvideos;
What’s Trending.
Lembre-se de que para ter uma estratégia de vídeo marketing eficiente, você não precisa produzir vídeos fazendo propaganda da sua instituição, mas mostrar que sua empresa produz conteúdo relevante e de qualidade em conjunto com alunos e professores.

Dê uma lida também no nosso artigo que explica por que utilizar vídeos na sua estratégia de marketing digital!

Tudo que você precisa saber para captar mais alunos com o Marketing Educacional!

Especializada em soluções digitais, a 4media Digital oferece experiências únicas entre sua marca e seu público