contato@4media.com.br (31) 3786-6400

3 estratégias de link building para a sua IES!

31 outubro, 2016 | Nenhum comentário

Se você pensa que o trabalho de marketing de conteúdo de um blog acaba assim que o artigo é publicado, saiba que está muito enganado! Depois de colocar o artigo no ar, é hora de conquistar links para ele através de boas estratégias de link building.

Não sabe o que é link building e nem qual é a importância desse termo para a divulgação do blog da sua Instituição de Ensino Superior? Não tem problema: este post está aqui para te ajudar!

Descubra agora o que é link building e como utilizá-lo a seu favor:

O que é e para que serve link building?

Um buscador na Internet — como o Google por exemplo — não consegue ler e interpretar um artigo para saber se ele é útil ou não para indicar aos seus usuários. Para resolver esse problema, os programadores usam o conceito da Autoridade.

O Google e outros buscadores determinaram uma série de fatores para ajudar a determinar a Autoridade de uma página. Um desses fatores é quantidade de referências que outros sites fazem para essa página através de links.

É aí que entra o link building, que consiste em um conjunto de técnicas para conquistar links de outros sites na Internet para aumentar a sua Autoridade. Vamos descobrir como?

Boas estratégias de link building

boas estratégias de link building 3 estratégias de link building para a sua IES!

Guest posts em outros sites

Uma das melhores estratégias de link building para uma IES é o convite para realizar um guest post em um outro site ou blog.

Para quem não conhece, guest post é uma prática muito comum no meio digital: um produtor de conteúdo se oferece para escrever um artigo de qualidade para ser publicado na página de outro. Dentro do artigo, é possível inserir um link para seu blog ou site, conquistando assim uma preciosa citação em uma página do mesmo nicho.

Caçar links quebrados

caçar links quebrados 3 estratégias de link building para a sua IES!

Outra boa maneira de conquistar um link em um site de relevância é através de links quebrados. Nenhum dono de site gosta de ter um link quebrado na sua página (ou linkar para uma página de destino que já saiu do ar).

Utilizando-se de uma ferramenta como o Broken Link Checker, é possível pesquisar por links quebrados dentro de páginas de nicho semelhantes à da sua IES. Com esses links em mãos, é só produzir um conteúdo que seja de qualidade e que supra a demanda do link quebrado e enviar um e-mail educado para o dono do site, relatando que achou o link defeituoso e oferecendo o seu conteúdo para substituição.

Infográficos e pesquisas

Uma ótima estratégia para conseguir links espontâneos é através da produção de conteúdo memorável e de alta qualidade. Quanto melhor, mais original e viral for o seu conteúdo, mais chances de conseguir links.

Dois tipos de conteúdos que costumam receber toneladas de links de outros sites são os infográficos e as pesquisas. Portanto, invista na produção e divulgação desse tipo de conteúdo para a sua página!

Outros fatores relacionados ao link building

outros fatores relacionados ao link-building 3 estratégias de link building para a sua IES!

O reino das estratégias de link building não se refere apenas a receber citações em outras páginas. Até porque o link building sozinho não é útil: ele precisa vir acompanhado de relevância e prova social.

Por isso, todo dono de blog precisa se empenhar em duas missões: rastrear os links que recebe para garantir que são links de qualidade e conquistar mais compartilhamentos nas redes sociais.

Para rastrear seus links, a ferramenta mais indicada é a Open Site Explorer, que vai mostrar quantas vezes um site foi linkado e em qual contexto.

Conseguir compartilhamentos nas redes sociais, por sua vez, é uma tarefa mais difícil. Claro que a produção de conteúdo de qualidade já vai garantir que as pessoas queiram divulgar seu conteúdo, mas ainda assim é preciso incentivá-las a fazer isso através de CTAs (comandos para ação) e plugins de compartilhamento, como o Warfare Social Plugin.

Como deu para ver, estratégias de link building são peça essencial para garantir a divulgação do blog da sua IES e o seu alcance à longo prazo na Internet. Portanto, não menospreze essa tarefa! E para receber mais dicas e artigos sobre o assunto, assine já a nossa newsletter!

Tudo que você precisa saber para captar mais alunos com o Marketing Educacional!

Especializada em soluções digitais, a 4media Digital oferece experiências únicas entre sua marca e seu público